top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Por um mundo com mais trouxas

Nunca essa palavra foi tão usada, né não? Até fantasia, virou no carnaval. O famoso papel de trouxa está alta.

Não faz muitas horas, que ouvi uma amiga se dizer envergonhada, por ter sido feita de trouxa por um namorado. Ahhh, namorados... Os maiores protagonistas das trouxisses da vida!

Mas, vergonha de que? Vamos lá. Jogando essa palavra no Google aparecem inúmeras páginas de autoajuda, com títulos atraentes:

"5 passos para deixar de ser trouxa"

"Como não ser mais trouxa dos homens"

"Não seja mais trouxa de ninguém"

Como se as pessoas precisassem de ajuda. Como se estivessem errando em alguma coisa e precisassem de fórmulas para acertar. Ninguém é errado por amar demais. Ninguém é errado por confiar no próximo. Estão invertendo os valores e estamos acreditando nisso.

Quando quem realmente precisa de ajuda é quem te faz sentir-se assim.

Então, eu só queria dizer que está tudo bem. Que bom meu Deus, que você é! Eu fico feliz por você, fique também. Ainda há esperança para a humanidade.

As pessoas estão divididas em duas espécies. As que são trouxas e as que fazem as outras de trouxa e essa segunda, são aquelas que estão sempre tirando proveito de algo ou de alguém. Se você é vítima desse tipo de pessoa, só significa que sua índole é infinitamente melhor.

A gente é trouxa por acreditar em pessoas ruins, por ser inocente em determinadas situações, ou por achar que as pessoas serão tão boas com você, quanto você é com elas e, de fato, só consigo ver isso como qualidade.

Mas, a questão é: porque determinadas expressões estão entrando na modinha e rotulando pessoas de boa fé?

Por que todo mundo quer ser o "esperto" a todo momento, mesmo que isso custe a felicidade alheia? Por que a humanidade está tão egoísta? Onde está a empatia?

Eu digo. Está em você, que foi trouxa ao dar dinheiro para um mendigo que dizia ter filhos passando fome, quando na verdade queria usar drogas.

Que desejou melhoras ao namorado que não foi te ver, porque estava cansado do trabalho, ou passando mal... foi dormir cedo (em algum bar da cidade).

Você que colocou alguém dentro de casa,confiou, deu carinho, amizade, acolheu e foi traído.

Ou ainda você, que vendeu seu produto na confiança e levou um calote!

Dificilmente verá um vilão na novela sendo trouxa. Entretanto, também não verá ele se casando no final. Finais felizes ainda são um privilégio do bem.

Acredite na sua pureza de sentimentos. Acredite que ainda há verdade no ser humano. E mesmo que leve esse rótulo para o resto da vida, mesmo que continue a ser essa pessoa, tenha a certeza de que não é o responsável pelo sofrimento de ninguém. Nem mesmo pelo seu.

Ninguém pode ser penalizado pelo bem que transmite. Acredite nisso e pare de se culpar.

As coisas acontecem porque permitimos que elas aconteçam. E permitimos, porque naquele momento não tínhamos o entendimento que temos hoje. E só temos hoje, porque passamos por aquilo, naquele momento.

Então, não pense que ter sido enganado, te fará não ser mais. Você será. Em outras situações, por outras pessoas. Mas, fatalmente será. Porque os trouxas têm curta memória para o sofrimento. Riem à toa. Riem de si mesmos. Fazem papel de bobos sim! Mas dormem o sono dos justos, com a certeza de que no futuro a boa colheita é certa e o que é de cada um está guardado.

Se Deus traduzisse a bíblia para essa geração, com certeza diria que os trouxas, serão exaltados. Acredite nisso e assuma seu melhor " defeito", assim... Trouxona and felizona da vida.


bottom of page